fbpx
DNA do Negócio

DNA do Negócio

O que é: Evento OnlineEvento Presencial
Assunto: DNA do Negócio, marketing e negócio consciente
Quando: 06/07/2019
Onde: Online ou Presencial em Porto Alegre
Valor: R$1800 presencial // R$1500 online

DNA do Negócio

 

O que eu apresento aqui a vocês nasce de um lugar de poder. Portanto não é uma entrega aleatória. É provavelmente uma das minhas grandes contribuições da vida, pelo menos até esse momento. O DNA do Negócio nasceu de uma parte de mim que tende à expansão do meu ser, da minha consciência, da minha vida. E essa parte não é só minha. É de todos nós. A vida está em expansão, o universo está em expansão, não há como impedir.

Tudo está em expansão.

E é claro que nossos negócios não estariam desconectados dessa lei universal. Pelo contrário, vida e negócios estão se tornando cada vez mais uma unicidade, porque também a expansão da vida tem a ver com a integração do todo. Ao invés de criarmos uma vida pessoal separada do nosso servir profissional, tudo está tendendo a se conectar e se tornar uma só entrega ao mundo constante, um servir que nasce do propósito – e não da obrigação do trabalho.

A pergunta que guia a todos nós nesse momento, como humanidade, é QUEM SOU EU? e dela, naturalmente, nasce outra pergunta O QUE FAÇO SENDO QUEM EU SOU?. Daí nasce uma ação consciente e com propósito no mundo, seja você uma empresa, um negócio, um funcionário de uma organização. Não interessa. Minha visão é de que estamos todos em expansão empreendendo quem somos no mundo. E aqui está a base sobre a qual podemos caminhar e ter diretrizes para esse “ser no mundo”: O DNA do Negócio.

Tenho aqui em mãos um caminho da natureza que conecta a vida aos negócios, conecta o que somos à nossa entrega ao mundo.

O DNA do Negócio

Minha História Com A Comunicação, O Marketing e os Negócios

Minha história com o marketing começa em tempos de colégio, quando ainda adolescente aos meus 15 anos, montei meu primeiro site na internet, em 1999. Um tanto feio, devo admitir. Era o “Laboratório de Redação”, um lugar onde eu multiplicava todo o conteúdo do meu caderno e corrigia redações de graça. Assim fiz por três anos até que me senti preparada para oferecer os primeiros cursos de redação. Comunicar era a ponte que ligava meu servir ao outro.

Em 2002 escolhi a Comunicação Social minha graduação, com ênfase em Publicidade. Eu sentia uma resistência à publicidade e a manipulação para a venda sempre me trouxe questionamentos, tanto que meu livro preferido durante a faculdade era um que se chama A Publicidade é Um Cadáver Que Nos Sorri, do Oliviero Toscani e as campanhas da Benetton. Sua visão me sensibilizava e parecia considerar o humano antes mesmo da marca e principalmente da venda. 

Quando fui, em 2006, para meu mestrado, eu comecei a me debruçar em minha dissertação sobre as redes que se formavam graças a internet e a comunicação global possível. Meus estudos foram me dando base para olhar o poder da comunicação movimentando realidades e transformando a sociedade. No caso meu foco de estudo eram os direitos das crianças e as ONGs de atuação internacional que se unem para relatar em todo o mundo realidades não relatadas por seus governantes à ONU. Algo em mim começou a ganhar consciência sobre o poder da comunicação, e ainda resistia aos anúncios de venda. 

Em 2007 eu lecionava na graduação de publicidade na instituição mineira CES JF e coordenava o curso de propaganda. Minha visão era profundamente conectada à sustentabilidade ambiental naquela época, um tanto extremista, devo dizer. E eu percebia que campanhas de conscientização eram caminhos para a marca prestar um serviço à comunidade. Lembro que naquela época uma campanha do Bradesco em torno da frase “Não dá para jogar o lixo fora porque não existe fora“, virou base para estudos dirigidos em sala de aula com meus alunos. Oliviero Toscani, a Benetton e a publicidade como um caráter que nos sorria ainda estavam no meu top list nessa época.

Em 2009 eu conheci o Amazonas e simplesmente me apaixonei. O caos e a fluência de Manaus transformaram meu olhar e eu me mudei para a cidade. Por lá deixei a sala de aula e me dediquei a coordenar equipes de produção de comunicação que criavam mídias para as aulas que eram dadas em um estúdio na capital amazonense Manaus e eram transmitidas ao vivo para todo o interior do estado. Era apaixonante. Comunidades das mais remotas, muitas delas indígenas, se conectavam via satélite disponibilizado pelo governo do estado e tinham juntos chats de interação e aulas ao vivo. 

A força da comunicação mais uma vez ganhou proporções absurdas diante de mim. Graças àquela comunicação em rede era possível haver uma conexão entre partes muito remotas do Amazonas e conhecimentos tão ricos ganhavam lugar de partilha. Esse foi o tema da minha tese de doutorado em sustentabilidade.

Naquela altura eu já começava a perceber que a sustentabilidade – que não é só ambiental, mas da vida como um todo e sua realização na matéria – dependiam diretamente do poder da comunicação e das redes que se formam graças ao conhecimento que circula e cria vínculos. A escrita da minha tese veio de um lugar bem apaixonado e minhas linhas se tornaram quase uma poesia (talvez a banca tenha hesitado em me aprovar, devo dizer, mas me permitiram a revolução de uma ciência com tom de poema).

Nessa mesma época do doutorado eu tinha acesso também a um mundo que estava em pleno desenvolvimento e que durante minha graduação em publicidade era invisível: o marketing digital da Fórmula de Lançamento. Ele me foi apresentado primeiro pela Paula Abreu, que tinha um blog sobre escolhas de vida minimalista que naquele momento me tocou. E depois pelo próprio Érico Rocha, o difusor do conteúdo no Brasil. O contato com a Fórmula despertou em mim uma sensação de descoberta e eu apliquei o modelo no meu negócio que naquele momento já tinha um ano de existência. Colhi meus resultados e me importei em entender como tudo aquilo de fato funcionava.

Em abril de 2014 eu fiz pela primeira vez um evento online e seus resultados que fizeram confiar que era possível ter um negócio online que se sustentava financeiramente. Só que eu logo comecei a me intrigar com o modo de comunicar das fórmulas. Aquela alma que questiona não se aquieta, aquela que tem Oliviero Toscani entre suas inspirações não pode deixar passar despercebida uma inquietação dessa natureza.

Comecei a sentir um grande incômodo: “tem alguma coisa errada! tem alguma coisa errada”.

Eu sabia que tinha algo muito errado dentro do modo de se comunicar das fórmulas, mas ainda não sabia mapear o que era. 

Na época tudo se tornou um grande conflito para mim. Eu tinha meus resultados. Meus amigos todos aplicavam aquele modelo de marketing e tinham seus resultados. E tudo o que eu ouvia e sentia era que se tentasse algo diferente eu não me sustentaria. Estava sozinha nessa.

Vivi um grande conflito entre 2014 e 2015. Uma constante sensação de incômodo diante daquele modo de comunicar e ao mesmo tempo um grande vazio sobre os caminhos possíveis que também manteriam meu negócio vivo e com resultados. Afinal um negócio só é um negócio se ele traz lucros e retornos, não se engane, a natureza espera que você produza recursos.

Foi então que meus retiros, minhas meditações, minhas leituras, meus estudos de caso e todas as minhas muitas experimentações que colocam em risco minha conta no final do mês me mostraram que a sustentabilidade financeira não era o único pilar que eu ganharia se estivesse alinhada com a comunicação transparente: eu ganharia resultados muito mais expressivos de venda e conversão se o meu público não sofresse mais os bombardeios do marketing inconsciente que apela para o cérebro reptiliano. 

Foi muito maravilhoso perceber que eu tinha resultados. E foi mais maravilhoso ainda, primeiro em 2015 dentro do Clube dos Impulsionadores, depois em 2016 de maneira pública, começar a plantar a semente de que havia um caminho possível para além das fórmulas e que esse caminho garantia resultados ao nosso negócio tal qual um plantio bem feito. 

O tema do marketing consciente ganhou espaço nas minhas redes e canais de partilha em 2016 e 2017, um livro digital foi publicado com a transcrição de uma dessas conversas sobre o marketing, minhas mentorias ganharam essa abordagem e eu fui colecionando percepções sobre como cada um dos negócios que eu acompanhava estava de fato aplicando e criando sua metodologia de comunicação usando a transparência como pilar.

Foi então que eu comecei a completar uma outra etapa do quebra-cabeça: se os resultados são mais sustentáveis quando não apelamos mais ao inconsciente do público, qual o caminho para tornar essa comunicação consciente mapeada?! Qual é a parte a ser executada pelo negócio e qual é a parte da natureza? Onde está o meu propósito e meus valores nessa equação? Onde está o resultado financeiro nessa equação?

Meus questionamentos provocavam uma sensação de dor no meu coração, como se eu tivesse que encontrar aquela resposta de qualquer jeito. E então aos poucos um mapa começou a se apresentar. Primeiro uma espiral. A parte que me cabia diante do meu negócio. Depois uma nova espiral. A parte que a natureza cuidaria por eu ter cuidado da minha parte. 

Eu estava diante de uma revelação, não há como negar. Iniciei a partilha dessa percepção no Clube dos Impulsionadores em 2018 e nas mentorias individuais e em grupo. As reações e as aplicações me trouxeram ainda mais certeza: eu estava diante de uma preciosa ferramenta que conecta quem somos (e todo o nosso ser e sua riqueza), nosso servir no mundo, a comunicação que torna tudo isso possível e os resultados naturalmente providenciados por termos feito nossa parte, aí incluído o resultado financeiro. Esse é o DNA do Negócio. 

As espirais do DNA

As espirais do DNA

O Marketing Consciente

Estamos diante de um novo modo de comunicar nossos produtos e serviços com mais consciência. É como se o mercado estivesse verdadeiramente saturado da comunicação persuasiva que apela para métodos inconscientes de convencimento, como estratégias de manipulação, artificialidades, fórmulas repletas de gatilhos mentais e tudo o que parece mas não é.

Saímos de um modelo baseado em um marketing que apela para o inconsciente buscando garantir suas vendas e avançamos para um cenário em que o marketing se torna uma ferramenta que revela aspectos conscientes para a troca de valor entre negócio e cliente,  criando relacionamento transparente com a marca e os produtos.

Para negócios responsáveis e interessados em uma gestão com resultados de curto, médio e longo prazo, é hora de adotar uma nova forma de comunicação que não usa mais os elementos tipicamente da inconsciência que abusam do seu público levando a um convencimento por meios inconscientes – ou instintivos que são ativados propositadamente em seus cérebros reptilianos.

A notícia que tenho, sem querer ser alarmista, é que o mercado vai naturalmente expulsar aqueles que não avançarem nesses pontos. É a lei da seleção natural.

Estamos nos movendo para uma nova forma de comunicação porque como sociedade já não estamos mais tolerantes aos abusos no campo das técnicas de vendas. Cada vez mais os resultados de empresas caem quando utilizam estratégias de marketing que antes eram aceitas, como comunicações apelativas, que divulgam resultados super valorizados, ou que não são palpáveis, que vendem usando persuasão inconsciente.

As grandes perguntas a serem feitas por negócios que desejam vida em longo prazo tem a ver com essas posturas:

Como o negócio é extensão dos meus valores e de quem eu sou?

Como eu encontro fluência na criação e na entrega de valor?

Como eu vendo meus serviços e produtos com uma comunicação que respeita o meu público?

Como o público pode perceber o valor do que eu ofereço?

Como eu comunico com transparência e mesmo assim tenho resultados?

Como posso me sentir realizado e abastecido mesmo no processo de criação do meu negócio?

Como a riqueza da bagagem que tenho pode ser usada no meu negócio?

Para todos aqueles que trabalham com despertar da consciência em algum nível, – como terapias, técnicas de cura, autoconhecimento, autotransformação, mudança de vida, realização pessoal – o uso da comunicação que apela para o inconsciente é simplesmente inconcebível. Como você pode vender consciência utilizando técnicas que propositadamente agem sobre o inconsciente do seu público para levá-lo à compra? Aqui mora a maior das urgências. Também para empresas socialmente responsáveis ou que atuam no campo da sustentabilidade, técnicas de manipulação de vendas ou persuasão inconsciente são meios contraditórios de comunicar valor. E você pode se aprofundar nesse tema ao assistir esse vídeo.

O que posso dizer é que hoje todos os negócios precisam ter como base uma tríade que envolve o propósito e seus valores, a criação e entrega ao mundo, e a comunicação que cria as pontes e torna possível o negócio.

O mundo para o qual todos nós estamos caminhando é um mundo mais consciente em todos os níveis. No consumo, nas escolhas, na comunicação, na postura diante do outro e da vida. É inevitável, estamos caminhando para esse cenário.

Os negócios que pretendem estacionar e ignorar essa base correm o risco de não sobreviver por muito tempo, porque uma hora ou outra começam a ser percebidos com desconfiança pelo seu público, ocorre uma inevitável ruptura de conexão. Já que todos estamos cada vez mais ganhando clareza sobre a forma como nos comunicamos e a forma como se comunicam conosco, o cliente percebe aquilo que é fabricado artificalmente e rompe sua conexão com a marca.

Estamos a frente de um movimento de marketing consciente, de negócios conscientes. E a base desse movimento é o DNA do Negócio, que agora já amadureceu o suficiente para estar disponível também em forma de formação. E vai se desenvolver ainda mais graças a todas as experimentações que faremos junto às turmas da primeira edição da formação.

A parte que cabe a você no negócio.

Os Modelos das Fórmulas x DNA do Negócio

Não temos que lutar contra os modelos antigos. O que precisamos é migrar para um cenário diferente e em transição baseado no marketing consciente.

Nessa nova realidade somos mais transparentes em nossa comunicação, verdadeiros, em consonância com nossos valores mais essenciais: ser transparentes, verdadeiros, atuantes no consciente do nosso público.

Esse é um tema que estou desde 2016 publicamente e desde 2015 em minha comunidade do Clube dos Impulsionadores me dedicando e encontrando o COMO criar uma comunicação e um negócio que naturalmente se desenvolvem a partir da sua verdade constituinte.

Há um abismo entre uma polaridade do marketing da inconsciência baseado em fórmulas de gatilhos mentais uma polaridade do verdadeiro improviso baseado num saber intuitivo que vez o outra se mistura com a oscilação das emoções.

Eu percebi que o negócio que se sustenta atua tal como um DNA, formado por duas espirais que se sustentam entre si e criam uma dinâmica de expansão.

Um DNA que estou a estruturar, observar, coletar percepções, verificar em minhas mentorias e que agora está pronto para ser aplicado com a primeira turma de negócios que serão monitorados por mim e por nossa equipe por um ano.

DNA do Negócio

Se você coloca o seu negócio para operar dentro da lógica do DNA do Negócio você não precisa de outros métodos para manter seu negócio sempre vivo e em expansão porque o DNA coloca seu negócio alinhado com a natureza em expansão.

O que de fato você precisa fazer para ter as bases que criam o fluxo é a clareza que o DNA do Negócio nos traz.

Tudo é muito simples e valioso porque tudo é muito essencial. E assim é a natureza: opera sempre dentro de uma lógica simples e essencial.

 

 

A Formação

É hora de iniciar, por todo o Brasil, um movimento de formação do DNA do Negócio. Com esse mapa em mãos estaremos todos vivendo um movimento de expansão em que o que eu sou e o meu servir no mundo se conecta de maneira sustentável no nível financeiro, emocional, da vida. E aí dentro cabe um marketing consciente, negócios conscientes.

Alguns termos de contrato claro da nossa formação

  • Para a primeira turma da formação, todos os casos serão assistidos por nós e nossa equipe de gestão por um ano para observarmos a execução do DNA do Negócio em seu dia a dia. Para isso faremos entrevistas mensais e orientações por whatsapp uma vez ao mês.
  • Haverá a cada dois meses uma sessão em grupo, ao vivo e online, de alinhamento. Nela vamos tirar dúvidas também e acrescentar novas descobertas ao grupo.
  • Os integrantes da formação serão assistidos de perto para se tornarem cases narrados que demonstram o resultado dos negócios conscientes, inspirando outros negócios a adotarem uma postura mais respeitosa e transparente diante do seu público.
  • A primeira turma será formada em abril, online e presencialmente em São Paulo.
  • Para a turma presencial a formação acontece nos dias 27 e 28 de abril. São 18 vagas. Para a turma online a formação estará disponível nos dias 02 e 03 de maio em conteúdos gravados em vídeo e em áudio. Para as duas formações haverá acompanhamento individual por entrevista mensal e sessões online a cada dois meses (por um ano) para alinhamento e tira dúvidas.
  • A primeira turma terá valor de investimento diferenciado. As próximas turmas terão valor de investimento ajustado.
  • Os cases acompanhados na primeira turma do DNA do Negócio autorizam o uso de sua história na composição do livro do DNA do Negócio.

AGENDA. Escolha Sua Turma

PRESENCIAL Porto Alegre

  • Porto Alegre: 06 e 07 de julho.
  • 12 vagas
  • 2 dias de formação presencial
  • acompanhamento por um ano por entrevistas mensais e sessão ao vivo bimestrais online.
  • a programação com horários divulgaremos individualmente após sua inscrição
  • valor diferenciado das primeiras turmas presenciais (SP, POA, RJ e BSB): R$1800 reais

ONLINE Maio

  • primeira turma online
  • 30 vagas
  • formação online disponível na primeira semana de maio com todo o conteúdo.
  • acompanhamento por entrevista mensal por um ano e sessões ao vivo de alinhamento a cada dois meses.
  • entrega do conteúdo gravado: 09 de julho.
  • valor diferenciado da primeira turma online: R$1500 reais

Para fazer sua inscrição o primeiro passo é preencher a entrevista de aplicação. Se tiver dúvidas é só nos escrever, e quiser enviar um email para escola@escoladerumos.com.br ou whatsapp.

 

Principais Conteúdos Abordados

  • o que é o DNA do Negócio e como essa é a estrutura que representa a vida
  • por que negócios que usam técnicas apelativas de venda não têm chances de sobrevivência
  • como criar um negócio que se sustenta em todos os níveis: financeiro, emocional, propósito e missão de vida
  • a estrutura completa do DNA do Negócio passo a passo
  • como toda a sua vivência de autoconhecimento atua a favor do seu negócio
  • como nasce o nosso propósito e nossa entrega de valor ao mundo
  • a importância da criação e como fazer isso
  • quais são os níveis da criação e como isso se associa com a formação da audiência
  • qual a importância da manutenção da presença e consistência e como fazer isso
  • quais as estratégias de venda que são bem-vindas e possíveis no marketing consciente
  • como elaborar o planejamento estratégico do negócio dentro do DNA
  • como medir seus resultados em um negócio que usa o DNA
  • como utilizar todo o conhecimento que você já acumulou ao longo da vida
  • como as forças do feminino (yin) e masculino (yang) estão presentes dentro do DNA do Negócio
  • como detectar seus pontos fracos e tratá-los ao longo do desenvolvimento do negócio
  • como reforçar seus pontos fortes e utilizá-los a favor de sua criação e entrega de valor
  • quando é hora de fazer um novo curso ou ir atrás de novas bagagens de conhecimento
  • como usar a intuição como ferramenta ao longo de todas as etapas que envolve o seu negócio
  • como grandes instituições, empresas e corporações podem utilizar o DNA do Negócio com seu corpo de funcionários
  • mapeando um dia a dia frente ao seu negócio
  • e outros pontos que perceberemos ser importante ao longo da nossa caminhada juntos.

 


Investimento. Valor diferenciado para primeiras turmas (SP, POA, RJ e BSB). 

Presencial: R$1800 reais ou 10x R$210

Online: R$1500 reais ou 10x R$175

Formas de Pagamento:

depósito com 5% de desconto, valor à vista.

cartão de crédito via pagseguro com juros.

 

Informações adicionais:

Inscrição:
até que as vagas estejam completas ou pelo prazo de 05 de julho.

VÍDEOS PARA SUA REFLEXÃO E APROFUNDAMENTO

Para acompanhar seu processo de reflexão e decisão, aqui estão materiais chaves importantes para sua percepção: